O Bloco da Erva-Mate da Assembleia Legislativa do Paraná realizou reunião no início da tarde desta segunda-feira (05). O presidente do grupo de trabalho, deputado Emerson Bacil, apresentou quatro requerimentos referentes ao segmento a serem enviados ao governo do Paraná. Um deles propõe a criação do Museu da Erva-Mate na região do Vale do Iguaçu, que abrange as cidades da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar): Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e União da Vitoria) e mais São João do Triunfo. A sugestão é para que o Museu da Erva-Mate seja instalado em um dos municípios que se destacam na produção ervateira. Cruz Machado, São Mateus do Sul e Bituruna lideram.
O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil, responsável por mais da metade (54%) do cultivo total. O número é do IBGE, repassado pela secretaria estadual de Agricultura durante a primeira reunião do Bloco no mês de junho. Ainda de acordo com dados da SEAB, cerca de 37 mil famílias em 144 municípios parananeses produzem o chamado “ouro-verde”.
O Bloco propõe também a criação, por meio de decreto, da Câmara Setorial da Erva-Mate.
“A ideia é promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da erva-mate, com ações voltadas a engajar boas práticas agrícolas, qualidade da matéria-prima, organização da cadeia produtiva, comercialização, industrialização, inovação tecnológica e divulgação do produto”, justifica Bacil.
O terceiro requerimento indica a necessidade de maior investimento em publicidade para promover o produto Paraná a fora. O Bloco aposta na necessidade da realização de um estudo que aponte a melhor forma para aplicação de recursos.
“A erva-mate sombreada, que se destaca no Paraná, possui características únicas, sabor especial e, portanto, tem grande potencial de exportação. Precisamos dar visibilidade a isso, mencionar que nenhum outro estado ou país da América do Sul produz o “ouro-verde” com características tão marcantes. O fortalecimento publicitário é importante, pois ira beneficiar toda a cadeira produtiva”, explica o deputado.
O quarto requerimento solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) a implantação de sete placas de sinalização nas rodovias que dão acesso ao Vale do Iguaçu com a mensagem: “Seja bem-vindo – Território Vale do Iguaçu, maior produtor de erva-mate sombreada do mundo – COGEMATE”.
“Tal estratégia visa alavancar o turismo”, esclarece o presidente.
Ao lado de Bacil, participaram da segunda reunião do Bloco da Erva-Mate no início da tarde desta segunda-feira os deputados Anibelli Neto e Nelson Luersen.
“Parabenizo Bacil pela iniciativa. Um assunto interessante para o estado, para a tradição. As ações encaminhadas vão beneficiar todo o Paraná, ajudando na geração de emprego e renda”, enfatiza Luersen.
“Estamos aqui para somar. A erva-mate merece ser prestigiada pelo governo do Paraná. Tenho a convicação de que o Bloco vai proporcionar muitos avanços para o segmento”, declara Anibelli.
Fazem parte, ainda, do Bloco da Erva Mate os deputados:
Artagão Junior/ Cobra Repórter / Douglas Fabrício / Elio Rush / Mabel Canto / Professor Lemos / Rodrigo Estacho / Soldado Fruet
Crédito foto: Kleiton Presidente/Alep
Crédito foto: Kleiton Presidente / Alep