A semana que passou foi produtiva para o deputado estadual Emerson Bacil.
No último sábado (03), o parlamentar conferiu de perto o trabalho inspirador dos Anjos da Alegria – grupo pra lá de animado, que deixa mais leve a rotina de pacientes do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, no interior, em São Mateus do Sul.
Na segunda-feira (05), o parlamentar retornou à capital para a retomada das sessões no plenário da Assembleia Legislativa.
No mesmo dia, o Bloco da Erva-Mate, liderado por Bacil, se reuniu e encaminhou ao governo do Paraná pedidos para alavancar o setor. O Estado é o maior produtor de erva-mate do Brasil, responsável por 54% do cultivo total.
Em busca do desenvolvimento regional, o deputado Emerson Bacil comemorou o lançamento do programa Voe Paraná, do governo Ratinho Jr. – um marco para o Estado. Dez municípios passam a ter voos comerciais. O lançamento aconteceu no Aeroporto do Bacacheri em Curitiba.
Após anos de espera, estradas fundamentais para as regiões Sul e Centro-Sul serão revitalizadas. O Palácio Iguaçu atendeu parte dos pedidos do parlamentar e incluiu no banco de projetos a revitalização das PRs 151 e 281.
De volta ao interior, Emerson Bacil recebeu o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes. Na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul, Valdemar Bernardo Jorge detalhou as ações realizadas nos primeiros meses de gestão e o que está por vir, em parceria com os deputados.
Em Cruz Machado, como presidente do Bloco da Erva-mate, ao lado do secretário de Agricultura, Noberto Ortigara, o deputado falou dos projetos de lei para o setor – entre eles o que propõe a inclusão de chá de erva-mate na merenda escolar e outro que autoriza o plantio embaixo de redes da Copel. Emerson Bacil comentou também sobre o trabalho junto ao Sebrae para estudo e Indicação Geográfica do produto no município.
Confira a versão em áudio da reportagem: