Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. O astronauta pioneiro do país faz parte da 1ª linha de discussão sobre tecnologia e inovação em níveis mundiais. E o que isso tem a ver com a região Sul do Paraná? Qual a relação com o estado? São questionamentos fundamentais quando da tratativa do desenvolvimento, tão falado e necessário a São Mateus do Sul e região.
“Pois bem, teremos a oportunidade de ouvir dele [ministro do governo de Jair Bolsonaro], as ideias e perspectivas. Também, apresentar as demandas do Paraná e colocar nosso trabalho neste eixo”, analisa o deputado estadual Emerson Bacil (PSL). “Se queremos avançar precisamos saber de que forma e qual o caminho seguir”, completa
Na sua viagem a Brasília, no início de julho deste ano, o parlamentar foi até o ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e fez o convite pessoalmente ao ministro. “Para vir ao Paraná e debater com setores do conhecimento, e lideranças, nossas perspectivas. É a oportunidade para esmiuçar nossas potencialidades e, a partir disso, desenvolver estratégias que nos levem para um futuro promissor, e melhor”, frisa.
A vinda do astronauta Marcos Pontes sedimenta esta busca do deputado Bacil. Abre espaço para dar voz à região, no cenário nacional, pela representação parlamentar. “Sou de São Mateus do Sul e tenho o compromisso regional, em respeito aos que me deram a oportunidade de ser deputado”, afirma.
Presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES), o deputado disse que vai usar sua representatividade para colocar na mesa de debate a região e o estado. O intuito é de pontuar ao ministro estas demandas e, a partir disso, planejar ações, lutando para viabilizar propostas e iniciativas apontadas.
“O desenvolvimento é o objetivo, mas carece de mentes pensantes, boas ideias, articulação política e muito trabalho. Com entidades e setores convidados, envolvidos, é o que buscamos”, completa Emerson Bacil. A agenda é nesta sexta-feira (23/08), em Curitiba/PR.