O evento teve o objetivo de chamar atenção para o câncer de mama. Não que em outros momentos a doença, que é uma das principais responsáveis por mortes precoces e acomete inúmeras mulheres, fique esquecida, mas outubro traz sobre si um cunho publicitário, sedimentado na cor rosa. Mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) se põe à frente da campanha.
“Nós precisamos chamar a atenção de todas por conta da gravidade que é o câncer de mama. Um diagnóstico em estágio inicial tem excelentes chances de cura. Por isso, o nosso convite é de que as mulheres façam exames preventivos, basta procurar uma Unidade de Saúde”, destaca Nelize Wrubleski, esposa do deputado Emerson Bacil e voluntária do Outubro Rosa.
“É mais alusivo a este mês porque é uma campanha mundial”, explica a presidente da RFCC de São Mateus do Sul, Eliane Pereira. A iniciativa comercializa produtos, dentre eles em especial camisetas alusivas à campanha. A ação tem relação com o Outubro Rosa e foca pessoas sem condições financeiras de custear o próprio tratamento.
A Flou pretende destinar metade do lucro da venda da camiseta para a Rede. “A gente ajuda pessoas mais carentes”, salienta a presidente. “Todo ano buscamos parceiros.” Em 2019, Cassiane Portes firmou a parceira e junto das voluntárias da RFCC foi lançada a campanha em São Mateus do Sul. Ações como caminhada e panfletagem constam, ainda, na programação.
Nelize Wrubleski, que representou o Rotary Club São Mateus do Sul neste evento, ressalta a prevenção. “Como profissional da saúde, enfermeira de formação, reitero a importância da detecção precoce como aliada ao sucesso do tratamento. Por isso, mulher, realize o autoexame e na dúvida procure um profissional de saúde. Se previna, dê valor à sua vida!”