Em agenda marcada com o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, nesta semana, o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) falou sobre investimentos para bairros de São Mateus do Sul e assuntos relacionados ao tratamento de água e esgoto na região. Muitas destas demandas estão sendo repassadas pela população, e lideranças, ao Escritório Regional que direciona as solicitações.
Vila Palmeirinha, Santa Cruz e Vila Verde, em São Mateus do Sul, devem ganhar projetos de saneamento, com expectativa de iniciar no próximo ano. “Este planejamento demanda tempo e precisamos organizar os trabalhos para discutir melhorias e apontar as necessidades. De forma que a Sanepar possa incluir estas situações na sua base de ações”, relata Emerson Bacil
Outra situação citada, para o presidente, foi sobre o estudo de barreiras para retenção de lixo, nas proximidades de rios em que se capta água para tratamento, caso do Rio Taquaral. Bem como a limpeza destes locais. “Cuidar da saúde destes espaços, evitando assoreamento e proporcionando boas condições neste processo que leva a água potável até as residências”, explica.
Emerson Bacil também tratou com Cláudio Stábile sobre tarifa social que é diferenciada para a população de baixa renda. Cidadãos com imóveis residenciais e área construída menor que 70 m², consumo de até 10 m³ e renda por pessoa inferior a meio salário mínimo por mês, podem se cadastrar para ter este benefício, diretamente nos escritórios da Sanepar. Para tanto devem levar documentos pessoais e dos demais moradores. A validade é de 24 meses e pode ser renovado, nos mesmos critérios.