“Pioneiro no Brasil”, destaca o deputado estadual Emerson Bacil. “Porque a educação precisa da parceria e do conhecimento destes profissionais que podem recuperar e colaborar muito, em momentos difíceis para crianças e jovens. Também importante para toda a comunidade escolar”, afirma o proponente do projeto de Lei aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa do Paraná.
“Temos muito a agradecer porque a gente batalhou por este projeto. Foram várias as etapas”, destaca a presidente do Sindicato dos Psicólogos do Paraná, Marly Perrelli. Contar com profissionais de psicologia visa, entre outras coisas, combater problemas sociais e transtornos decorrentes do ambiente escolar. Relacionados também aos funcionários, professores e pais.
“Professores, funcionários. Toda a comunidade escolar terá benefícios com o ‘Psicólogo na Escola’. O Paraná está sendo pioneiro, junto com o projeto que encampou o Emerson, aceitou o meu desafio de buscar ter este projeto aprovado. E agora é uma realidade”, comemora a presidente. Quando da ocorrência de necessidade de tratamento, as escolas recorriam a outros departamentos.
O deputado detalha que a proposta foi construída com os psicólogos, com o Sindicato dos profissionais e participação da deputada estadual Cristina Silvestre. “Fico muito feliz, agradeço aos colegas deputados, porque sei que a presença de psicólogos nas escolas vai fazer uma diferença muito positiva no aproveitamento escolar e no tratamento, quando necessário, tanto de alunos quanto de professores, funcionários. Enfim, beneficia toda a comunidade escolar”, concluí Emerson Bacil.