Requerimento encaminhado nesta terça-feira (25/08), ao governador Carlos Massa Ratinho Junior pede por mais vagas em concursos públicos para Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros. A solicitação é assinada por outros parlamentares e cita a possibilidade de ampliar em mais 20% o número de policiais militares e 50% mais bombeiros e policiais civis.
Bacil cita que o período de pandemia do Coronavírus como fator que suspendeu a realização de os concursos e processos seletivos para contratação de servidores para as instituições que compõem a Secretaria de Estado a Segurança Pública. Na sua avaliação, com base em dados do próprio governo, o parlamentar explica que há capacidade técnica para ampliar o número de formados.
No caso para a PM sairia de 2.000 para 2.400 novos policiais militares. Do Corpo de Bombeiros de 400 vagas mudaria para até 600. Para a Polícia Civil dos 400 novos servidores, sendo 300 investigadores, 50 delegados de polícia e 50 papiloscopistas, para atuação em todo o Paraná, passaria para o número de 600. “Economiza recurso, uma vez que estão previstos o processo seletivo e o concurso”, explica Bacil.
O deputado salienta de que a Covid-19 suspendeu a realização de provas por medida de proteção à Saúde e pelo fato de que nova data será estabelecida se torna possível ampliar as vagas ofertadas. “Existe esta capacidade técnica para formar mais policiais militares e civis, também bombeiros. Podemos otimizar as provas e formação e colocar mais servidores para cuidar da segurança da população”, acrescenta.
O requerimento de Emerson Bacil foi apresentado e aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná. Os depútados Delegaco Jacovós, Do Carmo, Soldado Fruet e Professor Lemos assinam, junto do proponente, a solicitação.