A BR-277 é um dos principais caminhos que movimentam a economia do Paraná. Produtos que são carregados e descarregados no Porto de Paranaguá seguem para os países do Mercosul e vem do norte pioneiro. Da mesma forma, a ligação com o Centro Sul e Sul do Estado na possível ampliação de fluxo projetada a partir da pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul, na PR-364.
“Com a PR-364 certamente haverá este caminho alternativo para ligar o norte pioneiro com o Sul do Brasil e acesso às BR-476, 280, 116 e 101. A pavimentação deste trecho entre Irati e São Mateus do Sul é um novo eixo que vai possibilitar maior fluxo e, com ele, nossa expectativa de ampliar as possibilidades econômicas e potencializar o desenvolvimento”, opina o deputado estadual Emerson Bacil.
No caso do anúncio de duplicação da BR-277, com vários quilômetros seguros e adequados para tráfego de veículos, o trecho localizado na cidade de Guarapuava é uma das preocupações pelo grande número de veículos e pedestres que circulam neste local. Serão em torno de quatro quilômetros, na área urbana de Guarapuava, com pista dupla, novas marginais, trincheiras, viadutos, pontes, passarelas e nova iluminação pública.
“A segurança e as condições de tráfego são os itens principais nesta obra. O Governo do Estado vem trabalhando para que isso aconteça e, agora, a região de Guarapuava será beneficiada com mais este recurso”, complementa o deputado. Emerson Bacil afirma que é muito importante ter a rodovia em ótimas condições.
“Temos o exemplo da BR-476 entre a Lapa e União da Vitória, também é um caminho do Mercosul e as condições estão péssimas. Já solicitamos melhorias ao DNIT. A BR-277 necessitava de ampliação dessa marginal, neste trecho em Guarapuava. Assim que concluída a obra, motoristas e pedestres poderão trafegar com maior segurança e agilidade”, reafirma o deputado.
“Reconheço o trabalho do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do Governador [Carlos Massa] Ratinho Junior nas estradas do Paraná. Tanto neste anúncio da duplicação da BR-277, no perímetro urbano de Guarapuava, quanto na sequência da obra na PR-364. No meu entendimento a ligação pavimentada entre Irati e São Mateus do Sul possibilita firmar um novo eixo rodoviário e de desenvolvimento”, concluí Bacil.