Ciente da redução do número de pessoas que voluntariamente têm feito doações, o que deixa o estoque de bolsas e hemocomponentes em baixa no Paraná, o deputado estadual Emerson Bacil faz um apelo para que os paranaenses doem sangue. Essa segunda-feira (14/06), é o dia Mundial do Doador de Sangue e o incentivo é para suprir a necessidade de quase 400 hospitais do Estado.
“A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Doando em torno de 450 ml de sangue, numa única doação, até quatro pessoas podem ser beneficiadas e salvas”, frisa o deputado. Emerson Bacil menciona que num único dia o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na coleta feita numa das unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).
Na região, Irati e União da Vitória tem unidades de Coleta e Transfusão de Sangue. Em ambos os locais podem ser encaminhados grupos de doadores, geralmente agendados por meio dos departamentos municipais de Saúde e com atendimento às recomendações sanitárias em vigor, por conta da pandemia. “O meu incentivo é para que as pessoas procurem suas secretarias de Saúde do município ou vão pessoalmente nos bancos de sangue e doem”, reforça o deputado.
O Hemepar tem um Hemocentro Coordenador, em Curitiba, e quatro regionais: Londrina, Guarapuava, Cascavel e Maringá. Nove Hemonúcleos: Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Apucarana e Biobanco em Curitiba. Ainda, oito Unidades de Coleta e Transfusão: Irati, União da Vitória, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Telêmaco Borba. Além de uma Agência Transfusional em Ivaiporã.
A rede Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Fornecendo bolsas de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. “A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue”, acrescenta Emerson Bacil.