Após agenda com prefeitos e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o deputado estadual Emerson Bacil repercute a importância da revitalização e modernização de 1.285 quilômetros de ferrovia. Trabalho executado no trecho existente e ampliação do traçado ligando Guarapuava até a cidade de Paranaguá e Cascavel a Maracaju, no Mato Grosso do Sul.
“Uma reunião muito importante que prevê dentro de alguns meses a conclusão dos estudos técnicos, econômicos, ambientais e jurídicos relacionados ao projeto da Nova Ferroeste. Sabemos da importância desta ferrovia, pois irá movimentar a economia de todo estado e sendo literalmente a locomotiva do desenvolvimento na logística de deslocamento de cargas”, destaca o deputado Bacil.
Concessão ou privatização é o objetivo do estudo jurídico que está em andamento. Além disso identificar qual a melhor estratégia para oferecer à ‘Nova Ferroeste’ para a iniciativa privada. “Além de desviar a região central de algumas cidades como Curitiba por exemplo, os estudos estão sendo realizados pensando principalmente nos moradores locais por onde a ferrovia irá passar”, explica Emerson Bacil.
O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, cita que no formato estipulado a responsabilidade de construção, total ou parcial, reforma, ampliação ou melhorias da prestação do serviço público ficará por conta da concessionária. Nesse modelo de concessão, o vencedor do leilão vai poder cobrar pelo serviço de transporte de carga, com critérios de qualidade e tarifas pré-estabelecidos dentro do contrato.
“Permite a perspectiva de custo e oferece segurança jurídica”, salienta o deputado. O estudo jurídico deve ser concluído em agosto deste ano. “É um importante eixo de ampliação do nosso estado com o mundo inteiro. O Paraná estará fortalecendo o setor de transportes e logística e fomentando a economia com essa ação. Serão milhares de pessoas beneficiadas com a Nova Ferroeste”, reforça Bacil.
Vários prefeitos e representantes dos municípios participaram da reunião. “Um trabalho em conjunto pelo desenvolvimento do Paraná. É muito importante saber que os municípios estão unidos com o estado para a construção dessa ferrovia. Estive com meus amigos prefeito Sergio Belich de Palmeira e prefeito Antonio Adamir Digner, o Mostarda, de Contenda, continuamos trabalhando juntos pelo melhor da população”, finaliza Bacil.
Informações: AEN